MASC

Destaques

Indicador Catarinense das Artes Plásticas. Autoria de Harry Laus e organização de Nancy Therezinha Bortolin.
ACERVO ON-LINE - Clique aqui para pesquisar obras em nosso acervo.

Arquivo de Notícias / Parceria MASC - UFSC

Pesquisa sobre o Corpo no MASC

No primeiro semestre de 2014, iniciou no MASC a coleta de dados para a pesquisa: “Políticas do Corpo: arte, psicanálise e saúde mental”, coordenada pela professora do Departamento de Psicologia da UFSC: Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, juntamente com seu grupo de pesquisa: Gustavo Beirão, João Karpinski, Tomás Tancredi e Tom Cykman. A pesquisa debruça-se sobre as temáticas do corpo e da subjetividade, a partir da interface entre arte, psicanálise e saúde mental. Resgata as práticas de artistas, que debruçam-se sobre a temática do corpo e/ou da saúde/doença, buscando aprofundar as reflexões sobre as racionalidades e o imaginário cultural das concepções de corpo e saúde na contemporaneidade.

A coleta de dados deve seguir até Julho de 2015, mas o grupo já conta com o material de mais de 50 artistas que se enquadram dentro desse recorte, que envolve o Período de 2000 a 2012.

O trabalho de artistas como Silvana Leal, na imagem acima, instiga o grupo a seguir com a pesquisa e o aprofundamento teórico que ela possibilita.

FONTE: Profª Ana Lúcia Mandelli de Marsillac - Ufsc

  

Comentários

Nenhum comentário ainda!


Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 21h - Entrada Gratuita.
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica - CEP 88.025-202 - Florianópolis/SC | Fone: +55 48 3664-2629 | E-mail: masc@fcc.sc.gov.br